sábado, 30 de maio de 2009

Fora da caridade não há salvação


Esta é uma legenda iluminada e inesquecível do portal da Doutrina Espírita , adotada por Allan Kardec.

A Doutrina codificada por Allan Kardec não possui dogmas, rituais, não institui abstinências alimentares, nem possui comemorações vinculadas a datas comerciais e cívicas. Por isso os espíritas não comemoram a morte nem o reaparecimento de Jesus. O Espiritismo nos ajuda a entender seus adeptos a viver uma vida baseada no maior código de ética moral, o Evangelho de Jesus.

Kardec recebeu a divina missão de revelar o espiritismo, que, é justamente Terceira Revelação de que nos fala Jesus, em JOÃO, cap. 14 v.26 (MAS O CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO A QUEM O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, ESSE VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO QUE VOS TENHO DITO.)

Jesus foi a Segunda Revelação, nos trazendo e exemplificando a Lei do Amor. Espírito perfeito, foi confundido com revolucionário guerreiro, que teria vindo para assumir o governo de Roma antiga e toda Palestina. Mas, Ele mesmo esclareceu que seu reino não era deste mundo e a despeito de tudo, prosseguiu sua obra, com amor e tenacidade, próprias dos espíritos de grandeza estelar. E quase ninguém O entendeu, por isso mataram-no, crucificaram-no, e o povo, continuou, mesmo depois do seu grande sacrifício, a ignorá-lo e a desprezar seus sábios conselhos de amor, paz, compaixão e perdão. Seus ensinamentos por parábolas e alegorias perduraram por muitos séculos depois, até que em meados do século XIX, o professor, o pesquisador, o positivista, hem de ciência foi chamado a desenvolver sua missão, esclarecendo a Divina Lei de Amor deixada por Jesus, através da comunicabilidade dos espíritos superiores, interpretando o evangelho, na sua parte moral, abalizada nas instruções dos espíritos, lançando o livro: “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” e através de perguntas formuladas aos espíritos, organizou a codificação da Doutrina Espírita, lançando “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, considerada a bíblia dos espíritas.

O maior milagre que Jesus operou, o que verdadeiramente atesta a sua superioridade, foi a revolução que os seus ensinamentos produziram no mundo, apesar da exigüidade dos seus meios de ação.

Humildemente, Kardec prosseguiu a obra de Jesus, interpretando-a e esclarecendo o seu divino conteúdo. É a grande contribuição da Doutrina Espírita, que, após dezenove séculos, revelas as verdades do Evangelho, contribuindo para um mundo mais justo, fraterno, renovando o Amor, a Paz, alicerçados na fé e na esperança de uma nova vida, para um novo homem. Um ser plenificado desse amor divino, iluminado no amor de Cristo e Cristificado no amor de Kardec. O Ser Integral de que nos fala a veneranda Joanna de Angelis.

Após 150 anos de seu lançamento, “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” continua atualizadíssimo, esclarecendo o homem, ensinando-lhe a tornar-se esse ser integral, fortalecendo-lhe a fé que se embasa na racionalidade da verdade esclarecida e iluminando seu espírito eterno, preparando-o para a morada definitiva na Pátria Espiritual. Obrigado Allan Kardec, por tamanha herança espiritual, e por ter cumprido, brilhantemente sua missão.

Os Espíritas são ao pioneiros dessa grande obra. Devemos ser dignos da gloriosa missão, cujos primeiros frutos já colemos. Não preguemos, apenas, por palavras, mas, sobretudo, exemplifiquemos. Comportemo-nos de modo a que, em nos vendo, não possam dizer que as máximas que ensinamos são palavras vãs em nossos lábios. A exemplo dos apóstolos, façamos milagres, pois, para isso, Deus nos concedeu o dom! Não milagres que chocam os sentidos, porém milagres de caridade e amor. Sendo bons para nossos irmãos, para com nossos inimigos, para com o mundo inteiro!


Valderêdo Borba de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário